segunda-feira, 30 de maio de 2011

Aprender a aprender



Gosto muito do vídeo acima. Muitos já o conhecem, porque já trabalhei com ele em outras oportunidades. Gostaria que associassem a mensagem ao excerto de texto de Içami Tiba:

“Estudo não se negocia, ele é importante não só para a capacitação e a formação pessoal, mas também para o benefício e qualidade de vida da família e da sociedade... Estudar é um gesto de sabedoria de captar os conhecimentos de tantas pessoas que participaram direta ou indiretamente da construção da nossa civilização... A pessoa que estiver sempre disposta a aprender é a que vai sobreviver às revoluções do conhecimento. Quem se achar sabedor de tudo e parar de aprender amanhã será ultrapassado por quem continuou aprendendo. É por isso que temos que aprender sempre, fato hoje consagrado como Educação Continuada.. .é um aprender que nunca acaba.
Conhecimentos são ferramentas plásticas de multiuso, que podem ir sofrendo adaptações, modificações e transformações, à medida que estas forem necessárias.
Informações são dados estatísticos, hoje facilmente encontráveis em muitos lugares. Basta saber como acessá-las.
Bom aluno é aquele que vai construindo dentro de si os conhecimentos com as informações que recebe dos professores em sala de aula, ou quando lê os livros pertinentes à matéria.
Portanto, mais que ter a informação dentro de si, o importante é saber onde encontrá-las para usá-las. A importância maior está em ampliar os conhecimentos porque é com eles que nos tornaremos mais competentes neste mundo tão competitivo...
O adolescente vai ter que usar o que tem dentro de si. Seu principal recurso são os conhecimentos que leva dentro de si... Estudar não é “decoreba” para fazer “provas” e para passar de ano, mas é adquirir informações para transformá-las em conhecimentos para enfrentar as provas da vida. Conhecimentos melhoram a competência, a criatividade, o empreendedorismo, a cidadania e a ética.. .Conhecimento é a informação aplicada na prática, em todos os ramos da vida, que pode modificar o já existente, criar o novo e expandir os limites em todas as dimensões”.

(Içami Tiba, em seu livro Adolescentes: quem ama, educa, Ed. Integrare)

Nenhum comentário:

Postar um comentário