quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Projeto Clube da Correspondência - Sexto e Sétimo Anos

“A gente coloca cartas na caixa do correio com certa inveja das viagens que farão”.
(Eno Teodoro Wanke)

Quando nós escrevemos uma carta, parte de nós toma vida nas palavras que deixamos no papel que será entregue a outra pessoa. Quem a recebe toma posse não só de papel e palavras, mas também de um pouco de nós.
Se pensarmos nas facilidades do e-mail e de como essa forma de comunicação escrita tem sido bastante usada, constataremos que muitos dos nossos alunos nunca escreveram uma carta, tampouco receberam uma. A nova geração reconhece poucas utilidades do correio convencional: entregar contas, mala-direta, correspondência bancária principalmente. Mas esperar uma carta especialmente escrita e endereçada para uma pessoa? Desenvolver o “gosto ansioso” de olhar para a caixa de correspondência a espera de uma folha dentro de um envelope? Muitos não saberão das angústias dessa espera, nem das alegrias das palavras que chegam, habituados que estão à instantaneidade dos meios eletrônicos.
O projeto objetiva desenvolver a escrita através das cartas pessoais. A troca de missivas é feita entre os alunos da classe, sendo o envio feito pelo correio. Espera-se que os alunos despertem para a possibilidade de viajar pelas palavras até chegar ao outro de uma forma nova da que conhecem, ainda que o novo nem sempre seja sinônimo de moderno.









Nenhum comentário:

Postar um comentário