quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Orientações para elaboração e apresentação de trabalhos escolares

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES

                                                                     
ENSINO FUNDAMENTAL

Objetivo: Oferecer aos alunos elementos essenciais para elaboração e apresentação dos trabalhos escolares


O trabalho escolar é um documento que representa o resultado de um estudo/pesquisa sobre um assunto. Sua produção pode envolver um ou mais alunos.
O processo de elaboração de um trabalho escolar é uma vivência que precisa ser criativa possibilitando uma interação rica com pessoas, fontes e recursos diversos, a fim de atingir maior autonomia com relação à forma de aprender e construir conhecimentos, desenvolvendo uma visão mais crítica e ampliada.

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO          

A apresentação escrita de um trabalho (trabalho escolar, resumo e relatório) deve ser realizada conforme indicações abaixo:

a) tipo de papel: deve ser utilizado o papel branco, preferencialmente nas dimensões 297x210 mm (A4);

b) escrita: digitado com tinta preta e somente um lado da folha;

c) margem:  superior e esquerda  =  3 cm
                    inferior e direita =  2 cm;

d) letra: tipo de letra Times New Roman ou Arial  tamanho 12;

e)  parágrafo: sempre fazer a marcação;

f) destacar os títulos utilizando itálico, negrito ou sublinhado).

ESTRUTURA  BÁSICA DE UM TRABALHO ESCOLAR  

        A estrutura básica de um trabalho escolar deverá compreender: elementos pré-textuais (capa;  sumário), textuais (introdução; desenvolvimento; conclusão) e pós-textuais (referências; anexos).

      Deve ser de papel consistente ou simples, sem ilustração ou “embelezamento”, composta de: 

a) Cabeçalho:  nome da escola, nome da disciplina e nome do professor. Deve ser centralizado à margem superior, com letras maiúsculas, tamanho 12, espaçamento entre linhas simples;

b) Título do trabalho: no centro da folha, centralizado, tamanho 16;

c) Nome do aluno/série: abaixo do título 5 cm, centralizado, letras maiúsculas, tamanho12;

d) Local, mês e ano: centralizado à margem inferior e as primeiras letras maiúsculas, tamanho 12.

Iniciar em folha distinta, título sem indicativo numérico, centralizado à borda superior com o  texto iniciando  2 cm abaixo. 
Indica as partes do trabalho, capítulos, itens e subitens, e as páginas em que se encontram.

Iniciar em folha distinta. A parte introdutória abre o trabalho propriamente dito, anunciando o assunto a ser abordado. 
Na sequência é necessário delimitá-lo, isto é, indicar o ponto de vista sob o qual será tratado; situá-lo no tempo e espaço; mostrar a sua importância e apontar a metodologia empregada (pesquisa bibliográfica, pesquisa de laboratório, etc).

Também chamado corpo do trabalho,  deve apresentar o detalhamento da pesquisa realizada e comunicar seus resultados. O conteúdo pode ser subdividido em capítulos, dentro de uma estrutura lógica com que o tema foi desenvolvido.
        Deve-se iniciar pelos títulos mais importantes do plano e subdividir cada um segundo o material disponível, em itens e subitens. Esta divisão servirá de base para a realização do sumário.
Exemplo:
2  ALGODÃO
2.1  A Semente do Algodão
2.1.1 Variedades
2.2 Técnicas de produção

Conclusão
Iniciar em folha distinta. Constitui o ponto de chegada, isto é, deve apresentar a resposta ao tema anunciado na introdução. Não é apropriado iniciar afirmando que vai concluir. A conclusão não é uma ideia nova ou um resumo marcante dos argumentos principais, é síntese interpretativa dos elementos dispersos pelo trabalho, ponto de chegada das deduções lógicas, baseadas no desenvolvimento.

           Apresenta-se em folha distinta, título centralizado.
           Todas as fontes de informação (livro, revista, fita de vídeo, home-page, CD-ROM, etc) utilizadas na elaboração do trabalho devem ser arroladas alfabeticamente em uma lista, digitadas em espaço simples, margeadas à esquerda e separadas entre si por espaço duplo.
           Fazer a referência de uma obra  significa reunir um conjunto de dados  (tais como autoria, título, editora, local e ano de publicação) sobre o documento, que permita identificá-lo de forma única. 

            Sugere-se apresentação em folha distinta, título centralizado, elemento opcional. 
            Poderão fazer parte do item "Anexos", textos  ou documentos não elaborados pelo autor, que venham contribuir para  ilustrar, esclarecer ou fundamentar melhor o trabalho. São exemplos de anexos: leis, mapas, fotografias, plantas etc.
             Ressalta-se que no corpo do trabalho deve-se fazer citação referente ao material colocado anexo.
Exemplo:
               ANEXO A – Tabela de classificação de  sementes.

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