segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

ROTEIRO DE ESTUDO - CAPÍTULO 01 - MODELANDO O COSMO - 9º ANO

CAPÍTULO 01 – MODELANDO O COSMO




01. Conceitos sobre modelos

Introdução
Modelo científico: é um conjunto de ideias e imagens que nos permite explicar fenômenos já conhecidos e prever novos fenômenos.
Exemplo: modelo científico para o modelo das moléculas de água – substância resultante da combinação de partículas ainda menores – dois átomos de hidrogênio e um oxigênio.
As teorias cientificas são conjuntos bem mais complexos sobre ideias utilizadas para criar, inventar ou construir modelos. Para um mesmo fenômeno natural pode existir diversas teorias cientificas.
Vários fenômenos naturais foram explicados por meio de teorias cientificas. Por exemplo, a Teoria da Atração Gravitacional proposta por Isaac Newton – dá sustentação ao afirmar que os astros do sistema solar se atraem uns aos outros com uma força denominada gravidade.
Através de inúmeras observações da repetição de fenômenos naturais, tais como, o aparecimento do Sol a leste e desaparecimento a oeste, as fases da Lua, o movimento aparente das estrelas durante a noite, o homem reuniu pistas e cruzou informações construindo hipóteses. Assim, vários modelos foram desenvolvidos.
Através de inúmeras observações da repetição de fenômenos naturais, tais como, o aparecimento do Sol a leste e desaparecimento a oeste, as fases da Lua, o movimento aparente das estrelas durante a noite, o homem reuniu pistas e cruzou informações construindo hipóteses. Assim, vários modelos foram desenvolvidos.
Modelo dos gregos
Os gregos inauguraram a ideia de que o Universo tem uma ordem e que é possível descobri-la. Essa nova era iniciou-se com Tales de Mileto (625 a.C e 546 a.C) que fundou a filosofia que buscava identificar do que os objetos e os materiais eram feitos e como essa constituição explicava suas características e transformações.
Aristóteles (384-322 a.C) foi um dos filósofos gregos que mais influenciou a cultura ocidental. Ele defendia a imobilidade da Terra, acreditando que o Sol, a Lua e o resto do Universo é que se movia ao redor de nosso planeta. A Lua era uma espécie de marco que dividia  o Universo em duas regiões diferente: o mundo sublunar e o supralunar. O mundo sublunar era composto dos quatro elementos: terra, ar, fogo e água – nesse mundo existiam transformações constantes. No mundo supralunar tudo era eterno e perfeito. Essa matéria foi denominada éter, quinto elemento ou, ainda, quinta-essência.
Ainda na visão grega, o movimento dos astros deveria ser circular e uniforme. Esse movimento não tem início e nem fim. Entretanto, Mercúrio, Vênus, Marte,  Júpiter e Saturno, visíveis a olho nu, eram os cinco planetas conhecidos na Antiguidade e não desenvolviam movimentos circulares o que ia contra os princípios defendidos pelos gregos.
Modelo geocêntrico de Ptolomeu - Claudius Ptolomeu, astrônomo de Alexandria, que viveu no século II d.C., elaborou um modelo para explicar o movimento dos planetas tendo como base a ideia de que os movimentos dos astros eram circulares. Desenvolveu matematicamente modelos ajustando os tamanhos e as velocidades dos diversos círculos das órbitas dos planetas.
As ideias básicas de Ptolomeu são:
          O céu tem forma esférica e as estrelas que formam as constelações giram conjuntamente;
           a Terra é esférica e ocupa um ponto privilegiado próximo ao centro do universo.
          A Terra está parada; não apresenta nenhum movimento;
          Trajetórias descritas pelos corpos celestes resultam das combinação de movimentos circulares.

O modelo heliocêntrico
O modelo heliocêntrico foi proposto pelo astrônomo Nicolau Copérnico (1473-1543) após treze séculos do sistema ptolomaico. Segundo Copérnico, a Terra teria dois movimentos – a rotação e a translação.
“Deus, o grande Arquiteto, não poderia ter criado um mundo matematicamente tão feio! Nem teria colocado o Sol, astro luminoso e grandioso, em uma posição que não fosse central”.
Copérnico teve vários seguidores entre eles, Johannes Kepler (1571-1630), Galileu Galilei (1564 – 1642) e Isaac Newton (1642-1727). As obras de Copérnico foram abolidas durante muito tempo, pois iam contra a ordem e tranquilidade imposta pela igreja católica.


Método Científico de Galileu
Galileu Galilei nasceu em Pisa, em 1564. Matriculou-se na Escola de Artes da sua cidade, em 1581, com a finalidade de estudar medicina. Contudo, não terminou o curso e dedicou-se aos estudos da matemática, que eram os seus prediletos, ao lado da observação dos fenômenos físicos.
Aspecto fundamental da contribuição de Galileu: a fundamentação do método científico. Este teria, no sentir do pensador, quatro passos básicos, que seriam, em primeiro lugar, a observação dos fenômenos, tal como estes são apreendidos pelo observador, afastados os preconceitos extracientíficos; em segundo lugar, a formulação da hipótese, como explicação tentativa que deveria ser confirmada; em terceiro lugar, a experimentação, em virtude da qual toda afirmação sobre fenômenos naturais deveria ser verificada, mediante a produção do fenômeno em determinadas circunstâncias, ou mediante a observação sistemática dos fatos objeto da ciência e, em quarto lugar, a formulação da lei, que seria possível graças à identificação de regularidades matemáticas na natureza.

Fonte: Modelo o cosmo. Construindo Consciências. APEC – Ação e pesquisa em educação em Ciências. Editora Scipione. 2006

Olá caros alunos, desculpem a demora para blogar o conteúdo de estudo. Aproveitem o máximo a leitura para sanar todas as dúvidas. Um grande abraço, com carinho...
Prof. Dauto

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