domingo, 10 de abril de 2011

As pessoas nascem ou tornam-se líderes?

As pessoas nascem líderes ou tornam-se? - by Max Gehringer

2009-10-13 2:31 PM by Andarilho
Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 13/10/2009, sobre a origem da liderança como a condução de pessoas por um caminho.
Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

As pessoas nascem líderes ou tornam-se?

"É provável", escreve um ouvinte, "que você já tenha respondido a esta pergunta umas 50 vezes. Líder nasce líder ou se torna líder? É que a minha empresa vai iniciar um curso de formação de lideranças e eu fui inscrito nele. Mas acho que não sou líder e não tenho vontade de ser."

Vamos lá. Primeiro, eu sugiro que você faça o curso e tente entender se de fato, você não tem mesmo qualquer cacoete de liderança. Se você tiver, o curso ajudará você a descobrir e a aperfeiçoar esta aptdidão.

Mas vamos começar voltando mil anos no tempo. A palavra moderna líder derivou da antiga palavra germânica ladan*, que significava condutor. Os primitivos líderes eram guias, que conduziam grupos de pessoas a pé, de um povoado para outro, através de trilhas sinuosas e perigosas.

E o que se esperava daqueles primeiros líderes, já naquela época, era definido de uma maneira exemplar. O líder é responsável por todos e por cada um. Com minhas desculpas aos ouvidos mais sensíveis pelo "porcada" da frase.

Isso quer dizer que o líder precisava não apenas conhecer o caminho, mas também, e principalmente, precisava conhecer as pessoas que caminhariam sob seu comando.

Cabia a ele orientar o grupo para que todos marchassem no ritmo correto, sem desperdiçar tempo. Mas, ao mesmo tempo em que o líder incentivava os mais vagarosos, ele também não podia forçar demais o passo, para não provocar um cansaço desnecessário em qualquer um dos andarilhos, porque se isso acontecesse, o grupo inteiro teria que parar.

O líder era, e continua sendo até hoje, aquele que conduz um grupo em direção a um objetivo, mas prestando atenção às necessidades individuais de cada um dos componentes do grupo.

Como se vê, liderar não é uma tarefa tão complicada quanto parece.

Mas, se o nosso ouvinte não quer ser um condutor de pessoas, também não há nenhum problema. Em alemão, a palavra para condutor é führer, o apelido que foi dado ao ditador Hitler. E em italiano, condutor é duce, o apelido que foi dado ao ditador Mussolini. Dois líderes que desgraçaram a palavra liderança.

Para consolo de nosso ouvinte, que parece satisfeito em ser um bom seguidor e não um condutor, a história mostra que nem todo mundo que é bom, é lider. E nem todo mundo que é lider, é bom.

Max Gehringer, para CBN.

* Nota: Eu transcrevi como entendi da fala, mas não acho que está correto. Provavelmente é algo como faran.


Hora de opinar... Vocês acham que liderança é algo que nasce com a pessoa ou pode ser aprendida?
Aguardo comentários.
Andréa

4 comentários:

  1. Olá professora Andréa ...

    Tenho certeza de que a LIDERANÇA é feita ao longo de especializações sobre o determinado assunto. Contudo, é claro que se você possui aptidões que o favoreçam desenvolver como um líder tudo se torna mais do que fácil!
    Assim, a partir do momento que uma pessoa toma decisões, enfrenta situações de risco, mostra-se carismática e empenhada, e o mais importante, obtém o reconhecimento de sua equipe, um verdadeiro líder estará formado!

    até mais ..
    aluna 2° colegial

    ResponderExcluir
  2. Professora Andréa

    Tenho certeza de que a LIDERANÇA é feita ao longo de especializações sobre o determinado assunto. Contudo, é claro que se você possui aptidões que o favoreçam desenvolver como um líder tudo se torna mais do que fácil!
    Assim, a partir do momento que uma pessoa toma decisões, enfrenta situações de risco, mostra-se carismática e empenhada, e o mais importante, obtém o reconhecimento de sua equipe, um verdadeiro líder estará formado!
    até mais ...
    aluna 2° colegial

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente algo a ser aprimorado, que foi se manifestando desde a infancia de um indivíduo, e que poderá traze-lo sucesso profissional. O caráter de interagir com seus amigos e outros que iriam conhecer na infancia são indispensáveis para a vida adulta de gestores de qualidade diferenciada atualmente.
    Beijos Andrea
    Bruno, 2º colegial

    ResponderExcluir
  4. Liderança é algo a ser conquistado ao longo de seu trabalho. Um bom líder não precisa ser carismático ou conhecedor de tudo e todos. Exemplo disso é o técnico do Santos F.C. Muricy Ramalho. Não acho que ele seja um líder que seja carismático, amistoso, tampouco umas das pessoas mais inteligentes do Brasil. Mas ele tem experiência, competência, seriedade e a credibilidade que coloca em seu trabalho. Talvez ele não se reconheça como sendo o melhor técnico do Brasil - o que eu acho que ele é -, mas ele consegue instigar os seus jogadores a jogarem o melhor que puderem. Uma frase que caberia bem nesse indivíduo seria: "você nunca chegará nos 100% se contentar-se com 99%" (Will Smith). Creio que ele sabe que a cada dia pode melhorar os jogadores e a si mesmo, buscando sempre o aperfeiçoamento do conjunto, vencendo as dificuldades que cada um tem.
    O importante para um líder não é somente aproveitar o que cada um tem de melhor, mas sim fazer com que cada um aprimore o que tem de pior, motivando-o a sempre melhorar seu desempenho.
    Gustavo Satake

    ResponderExcluir