terça-feira, 1 de março de 2011

CONTEÚDO TEÓRICO - 9° ANO - CAPÍTULO 02 - O MUNDO QUE NÃO VEMOS

Hi (Oi)!

Estimados alunos que conversam demais, antes de mais nada gostaria de dar minhas CONGRATULATIONS pelo excelente desempenho na prova. Foram muito bem e tal fato me deixou HAPPY. Estou postando o conteúdo teórico que deverá constar no caderno de forma manuscrita. Devido contratempos só consegui postar agora, portanto, ficará para próxima segunda-feira a conferência dessa atividade.
Obs.: ainda não tenho relógio... mas..... rsrsrs


Um grande abraço,
Divirtam-se!

DAuTO





Introdução
Existem diversos modelos, conjunto de ideias e representações, para explicar a constituição dos materiais, suas propriedades e transformações. Desde os tempos mais remotos o homem foi fascinado pela diversidade de materiais e suas propriedades. Diversos foram os cientistas e filósofos que dedicaram seus trabalhos a estudar a composição da matéria.
Na antiguidade acreditava-se que dividindo a matéria em pedaços cada vez menores, chegar-se-ia num ponto onde partículas, cada vez menores, seriam invisíveis ao olho humano e, segundo alguns pensadores, indivisíveis. Graças a essa propriedade, receberam o nome de átomos, termo que significa indivisíveis, em grego. Foi quando surgiu entre os filósofos gregos o termo atomismo.
Parmênides propôs a teoria da unidade e imutabilidade do ser, esta, estava em constante mutação através dos postulados de Heráclito.
O atomismo foi a teoria cujas intuições mais se aproximaram das modernas concepções científicas sobre o modelo atômico.
No século V a.C. Leucipo de Mileto juntamente a seu discípulo Demócrito de Abdera, considerado o pai do atomismo grego, discorreram sobre a natureza da matéria de forma elegante e precisa.
Demócrito, propôs que a realidade, o todo, se compõe não só de átomos ou partículas indivisíveis de natureza idêntica, conforme proposto por Parmênides. Demócrito acreditava que o vácuo era um não ente. Esta tese entrou em franca contradição com a ontologia parmenídea.
Heráclito postulava que não-ente (vácuo) e matéria (ente) desde a eternidade interagem entre si dando origem ao movimento. E que os átomos apresentam as propriedades de: forma; movimento; tamanho e impenetrabilidade e, por meio de choques entre si, dão origem a objetos.
Segundo Demócrito a matéria era descontínua, portanto, ao invés dos corpos macroscópicos, os corpos microscópicos, ou átomos não interpenetram-se nem dividem-se, sendo suas mudanças observadas em certos fenômenos físicos e químicos como associações de átomos e suas dissociações e que qualquer matéria é resultado da combinação de átomos dos quatro elementos: ar, fogo, água e terra.


Constituição dos materiais – Teoria Cinética
A teoria cinética, modelo de partículas ou ainda modelo cinético molecular é a atual teoria aceita pela maioria dos cientistas para explicar a constituição da matéria. Explica o comportamento  da matéria  baseada na atração das moléculas.
Segundo a teoria cinética, os materiais são:
  • formados por pequenas partículas denominadas átomos;
  • Entre as partículas existem espaços  vazios;
  • As partículas apresentam movimento perpétuo em todas as direções;
  • As partículas interagem entre si.

Características da matéria
SÓLIDO: átomos vibram em posições fixas, partículas organizadas, pouca liberdade de movimento, próximas umas as outras e com muitas ligações químicas.
LÍQUIDO: moléculas vibram e mudam de posições. São ligeiramente afastadas e com liberdade de movimento intermediária. As ligações químicas estão em menor quantidade em relação aos sólidos.
GÁS: moléculas movem-se livremente em altas  velocidades (velocidades moleculares). Estão muito afastadas e com ausência quase total de ligações químicas.



Temperatura
É a medida do nível de agitação das partículas de um corpo.

Equilíbrio Térmico
Quando duas substancias com temperaturas diferentes são misturadas,  ambas possuem diferentes níveis de agitação. Assim, com o passar do tempo, devido a troca de calor, ambas assumirão a mesma temperatura. De acordo com o modelo cinético, supõe-se que as partículas vibrarão na mesma intensidade.

Densidade
A densidade é uma propriedade importante dos materiais. Ela representa a relação entre a massa e o volume de uma solução.



Nenhum comentário:

Postar um comentário