terça-feira, 1 de março de 2011

ROTEIRO DE ESTUDO - 7° ANO - CAPÍTULO 2 - OS AMBIENTES DA TERRA

Olá 7° ano!
Conforme combinamos durante a aula, segue o roteiro de estudo que deverá constar de forma manuscrita no caderno. Infelizmente, não consegui postar essas atividades antes. Portanto, fica para a próxima segunda-feira a conferência dessa atividade, ok?! Assim, tem todo o restante da semana para se dedicarem a essa atividade.

Um grande abraço!
Juízo e divirtam-se com a tarefa..rsrs

Prof. DAuTo BorGueTI


Introdução
A distribuição dos seres vivos está relacionada aos hábitats a que eles estão adaptados a sobreviver. Essas condições de hábitats, por sua vez, estão relacionadas com diversos fatores como, por exemplo, solo e clima.  Assim, se um ser vivo não estiver adaptado a sobreviver em determinado ambiente, ele se torna incapaz de reproduzir e deixar descentes para perpetuação de sua espécie, dessa forma, extinguindo-a. Dessa forma, para sobreviver em regiões com condições climáticas extremas requer adaptações.

Ambientes gelados
Os ambientes gelados são representados pelo Ártico e Antártida.

Ártico
Nesse ambiente, os invernos são muito longos e a temperatura pode chegar a – 60ºC. O solo é pobre em nutrientes e apresenta uma camada superficial congelada. Durante três meses em que a temperatura pode alcançar 10ºC ocorre a quebra da dormência das sementes e, portanto, a germinação.
A fauna é representada por invertebrados, como os artrópodes, e vertebrados, como mamíferos, aves e peixes. Várias adaptações foram desenvolvidas por esses animais, tais como, pelos abundantes recobrindo a pele, camadas de gordura para evitar a perda de calor e a hibernação.

Antártida
A Antártida é caracterizada por uma grande camada de gelo e por invernos que podem chegar a  -89ºC. A fauna é caracterizada por invertebrados aquáticos, peixes, aves e mamíferos.
Os animais apresentam características adaptativas como o agrupamento dos pinguins ou a dupla camada de pena com uma camada de gordura nas aves. A flora se limita a poucas espécies de algas.

Ambientes Temperados
Os ambientes temperados são caracterizados pelas quatro estações do ano bem definidas. Há grande biodiversidade de fauna e flora graças as amplas condições climáticas.

Ambientes quentes e secos
São caracterizados por elevadas temperaturas durante o dia e queda durante a noite. A água é limitada. São exemplos de ambientes quentes e secos os desertos e, no Brasil, a Caatinga.

Desertos
É caracterizado por altas temperaturas, chuvas escassas e ar seco. A flora é marcada por adaptações que reduzem a perda de água, como redução de folhas a espinhos, como os cactos. A fauna é representada, em sua maioria, por répteis.

Caatingas
A flora é representada por vegetação arbustiva e esparsa. Armazenam água no caule como adaptação para suprir a pouca chuva. Solos são férteis, mas não armazenam água.  A fauna é representada por cobras, lagartos, asas brancas, carcarás e gambas.

Ambientes intermediários entre o chuvoso e o seco
São ambientes representados pelas savanas africanas e cerrados brasileiros. Possuem dois períodos bem marcados: uma época de chuva e outra de seca.

Savanas africanas
A flora é caracterizada por árvores de porte médio e com muito espaço entre si, com muitos arbustos e vegetação gramínea rasteira. Entre os animais destacam-se os grandes herbívoros, elefantes, girafas, antílopes, rinocerontes e zebras. Encontram-se também os grandes predadores, tais como, leões e leopardos.

Cerrados
O cerrado brasileiro é um bioma que ocupa aproximadamente dois milhões de km2 representando cerca de 20% da área do país.  Dados do IBGE revelam que incluindo as “áreas de contato” entre Cerrado e outros tipos de vegetação, a área do Cerrado chegaria a 2,2 milhões de km2. Embora apresente homogeneidade fisionômica de sua vegetação, os levantamentos florísticos realizados apontam grande variação no número de espécies e composição florística bastante diversificada no Cerrado, sendo assim um importante sistema ecológico-econômico.
O solo do cerrado é muito ácido, pobre em nutriente e rico em alumínio. Uma característica importante do cerrado são as queimadas regulares que quebram a dormência de muitas plantas, iniciando, assim, a germinação.

Ambientes quentes e úmidos
Nesses ambientes as temperaturas são superiores a 20ºC e chove durante todo o ano. A flora é representada por grandes árvores com vários estratos.

Florestas Tropicais
As florestas representam cerca de 7% da cobertura terrestre, entretanto, é o ambiente mais rico em biodiversidade. No Brasil, as florestas tropicais são representadas pela Mata Atlântica e pela Floresta Amazônica. A flora é representada por grandes árvores que formam copas que se juntam umas as outras formando o dossel. Dos animais, destacam-se, onças, cobras, macacos, preguiças, sapos, muitas aves e insetos.

Pantanal
O Pantanal é caracterizado por períodos de chuvas, onde ocorrem inundação e fertilização do solo pelas enchentes que carregam detritos vegetais pelas águas. Na época de seca, essa região se torna excelente para a pastagem. A flora é caracterizada por espécies da Floresta Amazônica, dos cerrados e de capins dos campos de pastagens. Da fauna destacam-se, onças, cobras, jacarés, aves e mamíferos.                  

Cavernas
São cavidades subterrâneas formadas pelas erupções vulcânicas, pela ação dos ventos e da água.
As cavernas são formadas em grandes rochas calcárias. A água dissolve o gás carbônico atmosférico e penetra no solo formando uma mistura ligeiramente ácida. Essa mistura reage com o material que forma as rochas calcárias, o carbonato de cálcio (CaCO3) e a medida que isso vai acontecendo forma-se uma nova substancia, o bicarbonato de cálcio (Ca(HCO3)2). O bicarbonato de cálcio dilui-se na água e ao ser transportado pelas rochas vai aumentando as fissuras. Esse processo ao longo de milhões de anos formam as cavernas no interior das rochas.  Durante a formação das cavernas, o carbonato de cálcio que se forma após a evaporação formam estruturas verticais chamadas estalactites e estalagmites.  Nas cavernas, devido à ausência de luz não existem plantas e os animais são detritívoros. São representados por morcegos, piolhos de cobra, escorpiões e aranhas. Nas lagoas que se formam podem viver os bagres-cegos, moluscos e camarões das cavernas.

Ambientes Aquáticos
A sobrevivência em ambientes aquáticos requer algumas adaptações para driblar a pouca quantidade de oxigênio e luz. Os produtores dos ambientes aquáticos são o fitoplâncton.
Nos ambientes de água doce (baixa salinidade), são diferenciados dois tipos de ambientes, os de água corrente (rios, riachos e córregos) e, os de águas lenticas (lagos e lagoas).
Em ambiente de água salgada é fonte de recursos para populações humanas devido a grande biodiversidade. A biodiversidade diminui a medida que ocorre o distanciamento de regiões costeiras.

Mangues
Os mangues são áreas de areia fina e iodo com grande quantidade de água. O teor de sal dos mangues varia de acordo com a quantidade de água de mar ou de rio. O mangue ocorre em toda a costa brasileira, menos em regiões rochosas.

2 comentários:

  1. adorei,me ajudou muito a estudar para minha prova,que cairá somente ambientes terrestres.muito bom :D

    ResponderExcluir
  2. adorei vc e muito bom cara...

    ResponderExcluir