sábado, 26 de março de 2011

Pré-conceito - o que ele causa



E vocês, o que pensam?
Abraços,
Andréa

6 comentários:

  1. eu acho que se as proprias pessoas (no caso do video as negras) se acham inferiores, feias, más,elas mesmas acabam infatizando o precoceito. isso mostra que elas tem o preconceito com a propria raça, povo. o que não faz o menor sentido, pois eles são como qualquer pessoa. eles tem sentimentos, eles SÃO pessoas.
    By: bruna junqueira 2°col

    ResponderExcluir
  2. É incrível como o preconceito age na sociedade, influencia mesmo as crianças que supostamente deveriam ser puras e livres de qualquer tipo de rótulos sociais e étnicos. O interessante no vídeo, é que as crianças, que são negras, aprenderam com a própria sociedade que o branco é "melhor" ou "mais bonito" que o negro, isso faz com que elas já cresçam pensando que não podem conseguir, que o branco tem mais chances e devem se conformar, pois é assim que a vida será para elas, excluindo-se cada vez mais, e dando motivos para o preconceito sempre continuar. Como no vídeo mesmo fala, a solução é agir, ou seja incluir essas pessoas, realmente, na sociedade. Nós não somos de uma "raça negra" ou "raça branca", "parda" e etc... Somos de uma unica raça, a humana.

    Mateus Laurino 2º Ano E.M.

    ResponderExcluir
  3. Incrível como um vídeo com menos de dois minutos ,pode nos passar uma mensagem que de tão assustadora chega a nos impressionar. Sempre quando falamos em preconceito racial ,imediatamente imaginamos uma pessoa branca, mal tratando ou humilhando uma negra. Mas nunca imaginei que chegaríamos ao ponto de que crianças da raça negra ,pudessem ter preconceito referentes a elas mesmas. Penso que parte desse sentimento é imposto pela sociedade. Pois somos o reflexo do meio onde vivemos(com raras exceções). Se todos falamos que não há mais pré-conceito, como explicar esse vídeo ?

    ResponderExcluir
  4. O preconceito é uma mania idiota que as pessoas criaram ao pretenderem excluir as diferenças, seja de raça, cor ou crença. Esse assunto, apesar de discutido, ainda afeta a sociedade atual, principalmente os negros, o que é uma bobagem, pois o mundo está tão desenvolvido e cheio de problemas político-econômicos e ambientais, que as pessoas poderiam muito bem se juntar e resolvê-los. Assim, estariam muito ocupados para julgar uma pessoa por sua aparência.

    ResponderExcluir
  5. Mateus,
    gostei da passagem "que supostamente deveriam ser puras e livres de qualquer tipo de rótulos sociais e étnicos", mas, como vc bem disse, a sociedade age... E os reflexos são esses a que pudemos assistir...
    "Se todos falamos que não há mais pré-conceito, como explicar esse vídeo?", pergunta difícil, Celise!!! Será que há resposta???
    Bruna, lembre-se que as crianças respondem ao que lhes é ensinado e incutido, principalmente na sociedade...
    Abraços,
    Andréa

    ResponderExcluir
  6. Preconceito sempre existiu e sempre existirá. O que acontece hoje e que nos deixa assustados é o como demonstramos esse preconceito. Afirmo que todos são preconceituosos por natureza, mas parte é "sem-noção", reaça - realiza comentários de mau gosto, realmente acha que o próximo é inferior.
    Acho que no vídeo, o que ocorre é uma espécie de "lavagem cerebral", na qual as crianças refletem o que a sociedade, amigos e até famílias dizem. E eu questiono-me: seriam essas crianças preconceituosas a ponto de não gostarem de sua família/amigos por serem negros?
    Gustavo Satake

    ResponderExcluir